Football & Numbers

Real Madrid
O galáctico Real Madrid celebra mais um golo

É mais uma noite de Liga dos Campeões, fria e húmida, que se prepara para iniciar. Os ingleses do Chelsea preparam-se para defrontar o Cluj, da Roménia, e em caso de empate ou derrota o gigante Londrino está fora da liga milionária. À medida que ambas as equipas se preparam para este importante embate, outra equipa faz igualmente os seus preparativos – neste caso, alguns pacotes de batatas fritas e várias garrafas de coca-cola antecipam a partida.

Contudo, estes rapazes sensivelmente menos saudáveis irão trabalhar tanto ou mais do que Lampard e companhia. Falamos da Opta, uma empresa britânica que actualmente ocupa a primeira posição do mercado das estatísticas desportivas. Nesta partida específica, 3 jovens vão seguir cada passe, remate, livre ou lançamento de ambas as equipas. Dois dias mais tarde, a mesma equipa estará a seguir outra partida, de futebol ou de qualquer outra modalidade.

Actualmente, a Opta analisa mais de 4.000 eventos por ano, registando mais de 4 milhões de momentos desportivos. Nos dedos de cada um destes profissionais está um complexo software que permite registar cada detalhe do jogo. O campo é simulado num painel bidimensional, com icons a representarem cada elemento do jogo. Para registar um passo, o analista terá que seleccionar o atleta que passa, a sua posição e o tipo de passe efectuado – segundo a Opta, existem 80 formas diferentes de tocar na bola, e numa fracção de segundo todos estes três elementos terão que ser registados, numa tarefa que se repetirá centenas de vezes durante 90 minutos.

E a realidade é que a estatística veio para ficar. De equipas técnicas a árbitros, de estações televisivas a jornais desportivos, os números são actualmente um dado crucial para um produto que pretendem aprimorar para o consumidor, a cada dia que passa. E a Opta sabe como gerir tudo isso. A informação que recolhe das partidas desportivas é passada para os agentes desportivos em todos os formatos imaginários, incluindo naturalmente uma plataforma web, desenvolvida pela própria empresa, que poderá ser acedida em tempo real! Actualmente mais usada pela comunicação social, será apenas uma questão de tempo até que treinadores e jogadores acedam a esta informação nos intervalos da partida, ou quem sabe até durante o jogo!

Arsène Wenger foi um dos primeiros grandes adeptos da estatística ligada ao futebol. Amante da análise ao futebol sob a forma de números, o técnico francês já assumiu que quando um jogo termina, sente de imediato a necessidade de aceder a todos os detalhes estatísticos daquilo a que acabou de assistir. Estudioso, metódico, refere que “tenho que julgar pessoas, como tal quanto mais concreta, objectiva for a informação que possuo, melhor será a tomada de decisão”. Quem diria que os números iriam tomar conta de um desporto onde a criatividade, irreverência, genialidade sempre se assumiram como os seus pontos mais altos?

Sugestões...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>