Thiago Alcântara, um médio a ter em consideração

Thiago Alcântara do Nascimento, mais conhecido no mundo do futebol por Thiago Alcântara, nasceu a 11 de Abril de 1991 em San Pietro Vernotico, em Itália e joga atualmente no Barcelona. Apesar de ter nascido em Itália, o jovem jogador cresceu em Espanha e é filho do brasileiro campeão do mundo Mazinho.

Thiago Alcântara, um médio a ter em consideraçãoO jovem jogador do Barcelona nasceu em Itália quando o seu pai jogava no Lecce. Começou a sua formação no clube brasileiro do Flamengo com apenas cinco anos de idade, entre os anos de 1995 e 1996. Nesse ano mudou-se com o seu pai para Espanha, para a região da Galiza, onde jogou na equipa infantil do Ureca. Quando tinha já 10 anos de idade regressou ao Brasil, novamente para jogar no Flamengo.

A mudança definitiva para Espanha aconteceu em 2005 quando já tinha 14 anos, para jogar na equipa de formação do Barcelona. Depois de alguns anos a assimilar o futebol barcelonista, Thiago Alcântara apareceu em cena na equipa principal do Barcelona em 2009 e desde aí que é considerado uma das grandes promessas do futebol internacional.

Com apenas 18 anos de idade Thiago Alcântara estreou-se na equipa principal do Barcelona, numa das apostas do técnico Pep Guardiola. Foi no dia 17 de Maio de 2009 num jogo contra o Mallorca, entrando para substituir Gudjohnsen.

A sua afirmação na equipa principal aconteceu na temporada de 2010/11, tendo nesse ano começado a mostrar as suas qualidades, tacticamente inteligente, com grande sentido posicional e dono de uma técnica individual bastante acima da média. Um box-to-box moderno, rápido, e que muito raramente falha um passe com o seu pé preferencial, o direito. O seu estilo enquadra-se na perfeição no jogo de posse adoptado pelo Barcelona nos últimos anos, e que veio revolucionar a forma como vemos o futebol.

No dia 20 de Fevereiro de 2010, conseguiu marcar o seu primeiro golo, foi numa vitória da equipa do Barcelona por 4-0 diante o Racing Santander, em Camp Nou. No seu primeiro ano na equipa principal do Barcelona, Thiago realizou 17 jogos, marcou por três vezes e fez três assistências para golo.

No fim da sua primeira temporada como jogador da equipa principal, o Barcelona prolongou o seu contrato até 30 de Junho de 2015, fixando uma cláusula de rescisão de 90 milhões de euros.

Um dos pontos altos da sua ainda curta carreira foi em 2001 no torneio que a equipa do Barcelona disputou na pré-temporada, a Audi Cup, onde a equipa catalã se sagrou campeã e onde o jovem jogador marcou três golos, tendo dois deles sido na final do torneio. No fim do torneio, foi considerado o melhor jogador.

A sua primeira chamada à Selecção espanhola aconteceu pouco depois, no dia 5 de Agosto de 2011, num amigável frente à Selecção da Itália.

Um jovem a acompanhar, e que não tarda ocupará um lugar de destaque no panorama europeu.

Sugestões...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>