Análise: BwinLiga 07/08 > J23 > Leixões 1×2 Porto
Naquela que terá sido uma das mais complicadas saídas do FC Porto no actual campeonato, os portistas demonstraram mais uma vez a qualidade que os colocou bem distanciados da sua concorrência. Mais um jogo de entrega absoluta, desta feita com o acréscimo de uma reviravolta no resultado. A dupla Lisandro-Lucho voltou a evidenciar-se, assim como Tarik, o magrebino genial.
Na falta de Assunção, castigado por acumulação de cartões, Jesualdo optou por uma solução compreensível e sensata. Bolatti encontrava-se sem ritmo pós-lesão, Castro é ainda um jovem jogador e Raul Meireles é considerado indiscutível numa posição mais avançada do miolo. Desta feita, João Paulo subiu da sua habitual posição de central para o centro do meio-campo defensivo. Farias voltava também ao onze portista, substituindo o fatigado Tarik. O marroquino estaria no entanto no banco de suplentes, e haveria de servir como o joker (e quantas vezes o tem sido!) de Jesualdo Ferreira numa fase mais adiantada da partida.
O Leixões, já sem Carlos Brito no comando da equipa, entrava para este jogo prometendo a garra do costume, não obstante o fraco rendimento da equipa na actual edição do campeonato nacional. Em todo o caso, e com chuva miudinha no Estádio do Mar a partida iniciou-se de forma emotiva, estando o Porto em maior destaque com diversos lances de médio perigo. Beto, o guardião leixonense que tantas qualidades tem evidenciado, era por esta altura a figura da equipa. O Leixões, e apesar do considerável controlo portista (61% da posse de bola ao intervalo) mostrou personalidade, capacidade para sair a jogar e, mesmo que com enormes dificuldades, tentou sempre que possível aproximar-se de Hélton. Desta forma se atingia o intervalo da partida.
O segundo-tempo, e numa visão meramente competitiva, iniciava-se da melhor forma. O golo leixonense, aos 52′, prometia um festival ofensivo do FC Porto, e obrigaria certamente a equipa de Matosinhos a organizar-se defensivamente. Num lance em que Bruno Alves foi inteiramente batido, Roberto inaugurava assim o marcador ao desviar o esférico do canarinho Hélton. Naturalmente, este lance apimentou os dragões, e a entrada de Tarik para a saída de João Paulo trazia ao Porto uma maior profundidade ofensiva, como haveria de ser atestado naquilo que restava deste segundo tempo. Se aos 62′ Tarik esteve bem perto de marcar, permitindo a defesa a Beto, aos 77′ o marroquino revelava-se fundamental ao assistir de cabeça para o inevitável Lisandro empatar a partida. Um golo enorme, pleno de oportunidade do duo ofensivo dos dragões. Enquanto Bruno Alves e Jorge Gonçalves pareciam encetar o duelo “privativo” - desta feita com uma entrada agressivíssima do central portista - o Porto jogava com cabeça e coração, totalmente adaptado ao futebol intenso dos matosinhenses. Aos 85 minutos, e naquele que haveria de ser o lance mais bonito da partida, Lucho aproveitou o adiantamento da primeira linha dos vermelho-e-brancos para lançar Tarik em profundidade. O marroquino, com arte ao alcance de poucos, picou a bola por cima de Beto para depois encostar para a baliza solitária. Um golo magnífico do magrebino - mais um - que esta temporada vem sendo definitivamente um dos maiores destaques no conjunto azul. Como nota, e relativamente aos órgãos de comunicação social que prontamente “invalidaram” o tento portista, torna-se importante esclarecer que Tarik, adiantado ou não, se encontra a milímetros do defesa adversário, o que de imediato obriga à prática da lei de benefício ao ataque. Em oposição, foram hoje (mais uma vez) mal assinalados diversos foras-de-jogo ao ataque portista, um dos quais incrivelmente marcado a Lucho Gonzalez, quando o argentino se preparava para enfrentar Beto. Lamentável no entanto a pronta necessidade para colocar em causa o poderio da melhor equipa portuguesa da actualidade.
A capacidade ofensiva dos comandados por Jesualdo ficou bem evidente nestes segundos 45′, tendo o Porto marcado 2 belos golos em apenas 3 lances de real perigo (de destacar um cabeceamento de Lisandro que ficou a milímetros do golo). O Leixões resguardou-se, defendeu muito e bem, mas não teve a capacidade para segurar um FC Porto demolidor, que não se atemorizou e partiu para cima do adversário de uma forma intensa e convincente. Apetece dizer que frente aos alemães do Schalke, este Porto “arrumaria” a eliminatória bem antes do prolongamento. Para não fugir à regra, este Porto não dá tréguas aos seus perseguidores, equipas que agora contam também com a bem real disputa vimaranense por um posto na Liga dos Campeões.


Comentário de Leandro Mendes - 16 Mar 2008, 15:45:
Oh andre ha coisas que tens razao mas quando uma pessoa como tu pensa que todo e levado ao colo menos a tua equipa perde a credibilidade toda. Porque o Porto e’ superior nao ha duvida, o Guimaraes tem feito um grande campeonato e deve ser dado todo o seu merito os arbitros erram mas ja erram para todos os lados.
Quanto ao jogo o Porto teve um golo que esta em fora de jogo claro, mas tambem teve 3 que isolaram o Lisandro, fica ela por ela. Quanto ao Bruno Alves claro que devia ter sido expulso, como o Cardozo foi contra o Getafe e devia ser com o Sporting. A tua teoria do colo e’ a razao porque o Benfica esta a 17 pontos do Porto, porque no Benfica preocupa-se mais em dizer mal que construir um futuro.
E o Benfica deu sim mais pontos a Portugal e espero que ainda de mais pontos(gostava muito de ver o Benfica junto ao Sporting), esta discussao e’ tao estupida quem da mais quem deu menos, o Porto ja deu mais, como o Sporting ja deu mais, enfim por isto que Portugal e’ pequenino.
Comentário de Rui Zamith - 16 Mar 2008, 19:31:
Caro Leandro,
Não só o Porto contou com 2 ou 3 foras-de-jogos mal assinalados, como todos eles foram bastante evidentes (o lance do Lucho chega a ser ridiculo, pois o argentino está uns 2 metros atrás da linha defensiva). Já o lance do Tarik é bastante mais complicado de analisar, ainda para estando a linha defensiva do Leixões avancadissima e o Tarik ter feito um movimento de recuo para depois avançar para a baliza - resumidamente, muito complicado para o auxiliar. Dou o exemplo do ultimo Sporting x Porto, em que vimos os leões matar o jogo com um lance irregular, mas o que é facto é que foi por milímetros e como tal deveremos dar o beneficio ao ataque sob pena de estarmos a tirar a verdadeira essência ao jogo - que são os lances ofensivos, os golos, o espéctaculo que todos gostamos de ver. Esta é, pelo menos, a minha opinião.
Quanto a certos comentarios dignos de outro tipo de sites/jornais desportivos, pedimos amigavelmente que não se pronunciem no nosso portal, pois nunca será essa a génese do nosso trabalho.
Um abraço
Comentário de Leandro Mendes - 16 Mar 2008, 20:58:
Concordo contigo Rui
Comentário de joaorsfonseca - 16 Mar 2008, 22:14:
Chamem-me maluco mas se pudesse mandar, acabava com a lei do fora-de-jogo! é a regra mais estúpida que o futebol tem. A lei que impede/invalida mais golos!
Comentário de Rui Zamith - 16 Mar 2008, 22:21:
Sim, nao tenhamos duvidas que é uma lei muito ingrata.. A lei do fora-de-jogo só seria perfeitamente justa se existisse alguma margem de manobra para os auxiliares. É extremamente aberrante que um fora-de-jogo seja assinalado quando um avançado se encontra adiantado por 5 ou 10 cm em relação à linha defensiva. É compreensível que a lei exista, e será dificil alterá-la, mas actualmente é demasiadamente rigorosa pois apenas penaliza quem mais ataca e quem mais futebol produz, e nunca o contrário.
Um abraço
Comentário de joaorsfonseca - 17 Mar 2008, 8:43:
Não tenho duvidas que haveria muito mais espaço para o bom futebol ser jogado. Jogadores com mais criatividade conseguiam entreter mais o espectador e sem sombra de duvida que isso levaria mais gente ao estádios. Isto em Portugal, porque em Inglaterra é difícil levar mais gente aos estádios :s
Comentário de Horácio B.Pinto - 17 Mar 2008, 17:17:
Nao vou fazer qualquer comentario a este jogo, porque não o vi. O que eu gostaria de dizer, é que sou um assíduo leitor deste site, quase desde o principio da sua existância e só tenho que dizer que, de facto, me deixou verdadeiramente entusiasmado: a coerência analítica, o respeito dos comentadores uns pelo outros, sem baixarem ao denominador comum, torna este site, numa verdadeira lufada de ar fresco. Por favor, mantenham sempre estes níveis e eu continarei a mostrar-vos a minha lealdade.
Um abraço para todos os Portistas e Desportistas
Comentário de Rui Zamith - 17 Mar 2008, 18:59:
Caro Horacio,
Devo dizer-lhe que essas são (e serão) indubitavelmente as linhas-mestras do nosso projecto, e a razão pela qual o iniciámos. A forma elogiosa como se refere ao nosso website deixa-nos tremendamente satisfeitos e motivados, e certamente que tudo faremos para manter este portal da forma como ele o é actualmente, bem diferenciado na área em que se insere.
Esperemos contar consigo de futuro, não apenas na leitura mas igualmente na opiniao e na sugestao.
Um abraço