Kerlon – O Foquinha

Parece mentira, mas a Cantera foi até ao explosivo mercado canarinho onde encontrou uma foca a fazer sucesso com o seu drible. São muitos os jogadores que ficam marcados por um momento, normalmente um ou vários golos num jogo. Kerlon Moura Souza, revelou-se aos adeptos mais adormecidos, no dia 16 de Setembro, num jogo que teve sete golos e ficou para sempre marcado com o já famoso “drible da foquinha”.

Numa altura em que a mais recente “fornada” de meninos da terra do samba começa a projectar-se na Europa, com Willian (Shaktar Donetsk), Já (CSKA Moscovo) e o já emblemático Alexandre Pato (AC Milan) a darem cartas, entre tantos outros, é agora vez da foca no Brasil piscar o olho ao Velho Continente. Nascido em Ipatinga a 27 de janeiro de 1988, Kerlon Souza podia ser apenas mais um jovem talentoso no eterno mercado brasileiro, a viver com os olhos postos no denominado “sonho europeu”. Joga na posição mais vistosa do futebol moderno, a nº 10 ou a de playmaker e os seus 1,67 m e 66 kg não o impediram de criar um estilo próprio, com técnica qb pois claro, velocidade, boa mas ainda limitada visão de jogo e uma predisposição soberba para marcar livres directos.

Kerlon   O FoquinhaCom apenas dezoito anos, foi o destaque das bases do Cruzeiro Esporte Clube. Entrou na equipe mirim em meados de 2001, tendo-se estreado na equipa profissional, em Maio de 2005, na partida da Copa do Brasil contra o Baraãnas-RN, no Mineirão. Embora ainda muito jovem já possui um palmarés interessante onde se destacam o Campeonato Mineiro em 2006 e o Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-17 na Venezuela em 2005 onde ganhou os prémios para o melhor “artilheiro” com 8 golos em 7 partidas e foi considerado o melhor jogador da competição.
Tudo começou numa finta criativa que consiste em levantar a bola e dominar a mesma com a cabeça, à medida que vai correndo ficando assim os adversários incapazes de roubar a mesma sem cometer falta. Kerlon criou o famoso “drible da foca”, que ficou mais conhecido no clássico de 16/09 Cruzeiro x Atlético/MG, enquanto fazia a jogada, foi agredido brutalmente pelo defesa atleticano Coelho que se irritou e resolveu ir ao homem e não à bola. O caso deu muito que falar e o desfecho também: o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva do Brasil suspendeu Coelho por 120 dias que foram reduzidos mais tarde para 5 jogos.

O caso alimentou um longo debate no Brasil sobre o direito à criatividade em campo. Pedia-se 360 dias de castigo para Coelho, baseando no direito de um jogador habilidoso dar largas ao seu potencial em campo, sem correr o risco de ser violentamente agredido. Emerson Leão chegou mesmo afirmar que se Kerlon continuar assim, pode ter uma contusão grave caso receba uma pancada forte na jogada – “Eu temo, num futuro, ele ficar fora muitos anos se um dia ele tomar um chute grave no rosto, para depois nunca mais jogar futebol. Torço para que isso não aconteça nunca. Mas ele está dentro do regulamento”, afirma o treinador do Atlético-MG. O incidente teve tanta visibilidade que o jovem atacante tornou-se a grande aposta do departamento de marketing do Cruzeiro. O clube já tem uma linha de produtos licenciados relacionados ao jogador com a imagem da foca.

Em relação ao futuro, Kerlon revelou o sonho de jogar curiosamente não num gigante demolidor europeu, mas sim no Paris Saint-Germain, segundo a France Football, que chegou a afirmar que o jogador é o “novo Ronaldinho”. “Meu sonho é jogar no PSG, da França, mas não tenho contacto sério com clube europeu algum” revelou Kerlon. O drible da foca tem assim, chances de encantar os franceses na próxima temporada, caso o desejo do jogador se realize. Kerlon pode não ser o sucessor de Ronaldinho Gaúcho, mas tem tudo para seguir os passos do craque, que se transferiu para o PSG em 2000.

Qual irá ser o clube padrinho do “Foquinha” na Europa? – é um das questões mais ouvidas na terra do futebol do samba que continua a questionar-se e de que maneira sobre os limites a ser (ou não) impostos a esta habilidade da foca. É caso para dizer que após a Lei Bosman, poderá estar a caminho uma Lei Kerlon.



Melhores momentos de Kerlon “Foquinha”

Sugestões...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>