Kostadinov – Talento dos Balcãs

Hoje trazemos ao nosso Jogo de Área uma nova rubrica. Trata-se da “Memória”, onde pretendemos recordar antigas figuras que passaram pelo nosso campeonato ou por relvados estrangeiros – pretendemos relembrá-los, através de artigos informativos, biográficos e com as notas e elementos multimédia que se justifiquem. Pois bem, o primeiro nome que seleccionei para a rubrica de “Memória” foi Kostadinov, o búlgaro que passou pelo FC Porto entre 1990 e 1994.

Kostadinov   Talento dos BalcãsEmil Kostadinov (nascido a 1967, em Sofia), iniciou a sua carreira no emblemático CSKA Sofia. Juntamente com o astro Stoitchkov e o igualmente famoso Penev, formou um temível trio ofensivo, em finais dos anos 80. Nessa altura, ajudou o seu clube a conquistar 3 campeonatos, 3 taças da Bulgária, atingindo ainda uma semi-final da Taça das Taças.
Quando chegou ao FC Porto, em 1990, Kostadinov já era internacional pelo seu país. Na cidade do Porto, tornou-se num dos símbolos da mística portista, idolatrado pelos adeptos, e um exemplo de simplicidade e profissionalismo. O seu futebol, talhado para o contra-ataque, consistia num misto de técnica, velocidade, e facilidade de remate. Tratava-se de um atleta que gostava de jogar acompanhado no ataque, tendo formado com Domingos uma dupla indomável. A imagem que seleccionamos demonstra de forma eficiente aquilo que era Kostadinov: um atleta que deixava em campo tudo aquilo que estava ao seu alcance.

Época Jogos Golos
94/95 – 1(1) – 1
93/94 – 22 – 16
92/93 – 29(2) – 9
91/92 – 29 – 10
90/91 – 33 – 8

Seguiram-se experiências pouco conseguidas nos campeonatos espanhol e alemão, Deportivo e Bayern Munich respectivamente, tendo já como veterano actuado no Fenerbahce da Turquia, voltando mais tarde ao seu clube de origem. Ao nível da sua carreira internacional, Kostadinov ganhou um estatuto importante na turma búlgara ao marcar os 2 últimos e decisivos golos na qualificação para o Mundial de 1994, frente à França. Na fase final, foi titular da equipa, ajudando a Bulgária a atingir as semi-finais. Participou também no Euro 96, e no Mundial de 1998. Kostadinov efectuou 70 partidas pela sua selecção, marcando 26 golos.

Nos dias que correm, Kostadinov desempenha funções nos quadros da Federação Búlgara, não tendo ainda experimentado funções ao nível de treinador.



Golo decisivo de Kostadinov frente à França

Sugestões...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>